QUEM SOMOS
A Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON é uma instituição nacional sem fins lucrativos ou econômicos, com sede instalada na cidade de Brasília, Distrito Federal, que tem como objetivo promover, divulgar e valorizar atividades que contribuam para o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Contabilidade.
Foi formalmente constituída em 18 de novembro de 1980 na cidade de Curitiba, estado do Paraná, na ocasião do 11º Congresso Brasileiro de Contabilidade, tendo como presidente fundador, o ilustre e saudoso Contador Ivo Malhães de Oliveira.
A Academia é constituída por 80 acadêmicos, representando todo o Brasil e reunindo uma elite cultural cuja maioria é composta por mestres, doutores, escritores com currículos de alta expressão e autores de obras famosas e premiadas internacionalmente. Alguns são também detentores da medalha de ouro “João Lyra” - a mais alta insígnia profissional outorgada pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC.
Com seu nome amplamente ligado à história da Contabilidade, o Contador Prof. Ivo Malhães de Oliveira foi o primeiro a presidir a ABRACICON, merecendo destaque por sua marcante presença do idealismo e da vontade de servir à classe contábil brasileira. Em decorrência do seu falecimento em 1º de março de 1997, realizou-se aos 14 dias do mês de agosto de 1997, em Belo Horizonte, uma Assembleia Geral onde, por unanimidade, decidiu-se eleger para presidente outro expoente da Ciência Contábil, o Contador Prof. Antônio Lopes de Sá, ocupante da cadeira nº 13, o qual encerrou sua brilhante contribuição em 1º de maio de 2004 para dedicar-se a seus estudos e teses contábeis.
Em seguida o Contador, consultor de empresas e professor Prof. Antoninho Marmo Trevisan, acadêmico detentor da cadeira nº 41, assumiu a ABRACICON, presidindo a entidade por cinco anos.
Em 2009, a contadora alagoana Maria Clara Cavalcante Bugarim foi eleita Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Maria Clara é, atualmente, acadêmica e patrona da cátedra nº 18, e sua gestão se estende até o ano de 2021.
Ivo Malhães de Oliveira
Gestão 1980 a 1997
Antonio Lopes de Sá
Gestão 1997 a 2004
Antoninho Marmo Trevisan
Gestão 2005 a 2009
Maria Clara Cavalcante Bugarim
Gestões 2009 a 2021
PASSO INICIAL - A Academia Mineira de Ciências Contábeis foi a primeira a ser constituída no País durante o V Congresso Brasileiro de Contabilidade, do ano de 1950, em Belo Horizonte, Minas Gerais, visando arregimentar estudiosos que pretendessem dialogar e que já tivessem trabalhos literários e culturais produzidos.
OBJETIVOS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS:
• Promover, divulgar, valorizar e incentivar o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Ciência Contábil;
• Cultuar a memória de todos aqueles que contribuíram para o aprimoramento da Ciência Contábil;
• Desenvolver, fomentar, realizar ou participar de projetos, eventos, exposições, nacionais e internacionais ou quaisquer outras iniciativas que tenham por escopo, desenvolver ou divulgar os procedimentos técnicos e as atualizações da área contábil;
• Promover concursos sobre temas relacionados à aplicação da Ciência Contábil;
• Celebrar convênios, contratos e intercâmbios nacional e internacional com diversas entidades, com vistas ao aprimoramento e desenvolvimento de suas atividades e da Ciência Contábil;
• Publicar revistas e informativos de suas atividades, bem como obras relacionadas à aplicação da Ciência Contábil;
• Realizar e incentivar a pesquisa e a produção científica na área contábil, podendo promover a sua publicação;
• Prestar serviços nos campos de atuação previstos neste estatuto, bem como comercializar as obras que publicar;
• Auxiliar ou prestar serviços nos campos de divulgação institucional, planejamento, administração e realização de eventos, podendo, inclusive, participar de certames licitatórios para realização, montagem, logística, administração, locação e cessão de espaços;
• Reiterar a relevância do Profissional da Contabilidade no contexto da administração pública e privada, favorecendo o exercício de sua cidadania. A Academia Brasileira de Ciências Contábeis buscará elevar o uso da Ciência Contábil como instrumento de consolidação democrática e permitir transparência e ainda o pleno exercício da cidadania dos brasileiros;
• Debater com a sociedade pontos fundamentais da contabilidade que refletem no dia-a-dia dos brasileiros e possibilitam o desenvolvimento da nação, tais como:
a) Orçamento público, sua contabilização;
b) Entraves ao desenvolvimento brasileiro imposto por regras contábeis não científicas;
c) A previdência social versus o regime contábil de competência de exercício;
d) A reforma agrária e o método de registro dos Títulos da Dívida Agrária (TDAs);
e) A burocracia pública e os seus entraves ao crescimento empresarial;
f) A reforma tributária como elemento contábil de apoio ao desenvolvimento; e
g) O patrimônio ambiental brasileiro traduzido por conceitos contábeis.
• Promover a questão da ética na administração pública e privada, partindo da qualidade das demonstrações contábeis;
• Disseminar o debate sobre os princípios contábeis para adequar as relações econômicas / financeiras / sociais;
• Produzir trabalhos de cunho científico e pareceres que possam subsidiar os debates sobre as contas públicas nacionais;
• Estimular os jovens a buscar na Ciência Contábil uma eficiente ferramenta para gestão pública e dos negócios privados;
• Reunir os estudiosos do tema para debater e interpretar os fenômenos contábeis que afetam a sociedade e
• Defender padrões contábeis transparentes como elemento de garantia democrática.
Órgãos Colegiados da ABRACICON e respectivos integrantes:
Gestão 2018-2021
I. DIRETORIA DA ABRACICON
• Presidente
Maria Clara Cavalcante Bugarim (AL)
• Diretor de Administração e Finanças
José Antonio de França (DF)
• Diretor Operacional
Antônio Carlos Nasi (RS)
• Diretora de Ensino e Pesquisa
Gardênia Maria Braga de Carvalho (PI)
II. CONSELHO FISCAL
• Membros efetivos
1. Washington Maia Fernandes (MG) | Presidente
2. Jucileide Ferreira Leitão (RN)
3. Irineu De Mula (SP)
• Membros suplentes
1. Alcedino Gomes Barbosa (GO)
2. Roberta Carvalho de Alencar (CE)
3. José Corrêa de Menezes (AM)
ATUAL DIRETORIA
NOSSOS PROJETOS
Revista ABRACICON Saber
Com periodicidade trimestral, a revista tem um caráter técnico, sem, no entanto, deixar de se destacar por um design arrojado e voltado, também, para um público mais jovem. Em suas sessões destacam-se os artigos e notícias sobre as Academias Estaduais.
Museu da Contabilidade
Os Profissionais da Contabilidade e a sociedade em geral podem conhecer a exposição do Museu itinerante, que tem visitado os estados brasileiros, fazendo uma retrospectiva sobre a evolução da Contabilidade no Brasil. A ideia é mostrar a importância da profissão, desde o início da civilização, com destaque para o desenvolvimento das Ciências Contábeis, passando pelas principais conquistas da classe.
Repec
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. É o periódico científico com edição trimestral, desenvolvido pelo CFC, que tem a Academia como única mantenedora.
Quintas do Saber
Encontros periódicos, sempre com grandes convidados de renome nacional, como gestores e representantes públicos, estudiosos reconhecidos e lideranças, para discutir temas de alta relevância para a classe contábil e sociedade.
Saber em Pauta
Cursos e treinamentos sobre temas técnicos específicos que visam propiciar aos participantes uma abordagem sistêmica dos conteúdos programados em pauta, demonstrando sua prática e visando a fixação do tema proposto. Inclui material didático e certificado com pontuação para CEPC-CFC.
A ABRACICON tem como objetivo a promoção, divulgação e valorização de atividades que contribuam para o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Contabilidade.
veja aqui as últimas edições
acesse o site da revista
notícias sobre esse projeto
notícias sobre esse projeto
inscreva-se
inscreva-se
notícias sobre esse projeto
DOAÇÕES
A Abracicon é uma entidade sem fins lucrativos cujas atividades são custeadas pelas contribuições anuais de seus membros acadêmicos e de doações obtidas de pessoas físicas e jurídicas interessadas em contribuir para a manutenção de suas atividades.
Ajude a Abracicon a continuar trabalhando na promoção, divulgação e valorização das atividades que contribuem para o desenvolvimento e o estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Contabilidade.
Abaixo estão as informações bancárias para doação destinada à Academia Brasileira de Contabilidade:
ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - ABRACICON
BANCO: 104 – Caixa Econômica Federal
AGENCIA BRASÍLIA: 0647 OPERAÇÃO: 003
CONTA CORRENTE Nº: 1144-7
CNPJ: 27.150.275/0001-68