Acesse as Academias Estaduais

QUEM SOMOS

A Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON é uma instituição nacional sem fins lucrativos ou econômicos, com sede instalada na cidade de Brasília, Distrito Federal, que tem como objetivo promover, divulgar e valorizar atividades que contribuam para o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Contabilidade.

Foi formalmente constituída em 18 de novembro de 1980 na cidade de Curitiba, estado do Paraná, na ocasião do 11º Congresso Brasileiro de Contabilidade, tendo como presidente fundador, o ilustre e saudoso Contador Ivo Malhães de Oliveira.

A Academia é constituída por 80 acadêmicos, representando todo o Brasil e reunindo uma elite cultural cuja maioria é composta por mestres, doutores, escritores com currículos de alta expressão e autores de obras famosas e premiadas internacionalmente. Alguns são também detentores da medalha de ouro “João Lyra” - a mais alta insígnia profissional outorgada pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

Com seu nome amplamente ligado à história da Contabilidade, o Contador Prof. Ivo Malhães de Oliveira foi o primeiro a presidir a ABRACICON, merecendo destaque por sua marcante presença do idealismo e da vontade de servir à classe contábil brasileira. Em decorrência do seu falecimento em 1º de março de 1997, realizou-se aos 14 dias do mês de agosto de 1997, em Belo Horizonte, uma Assembleia Geral onde, por unanimidade, decidiu-se eleger para presidente outro expoente da Ciência Contábil, o Contador Prof. Antônio Lopes de Sá, ocupante da cadeira nº 13, o qual encerrou sua brilhante contribuição em 1º de maio de 2004 para dedicar-se a seus estudos e teses contábeis.

Em seguida o Contador, consultor de empresas e professor Prof. Antoninho Marmo Trevisan, acadêmico detentor da cadeira nº 41, assumiu a ABRACICON, presidindo a entidade por cinco anos.

Em 2009, a Contadora alagoana Maria Clara Cavalcante Bugarim, ocupante da cadeira nº 5, que tem como patrono o também alagoano Danúbio Barreto Accioly, foi eleita Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, tendo sido reeleita em 2013 para o segundo mandato, até 2017.

 Ivo Malhães de Oliveira

Gestão 1980 a 1997

Antonio Lopes de Sá

Gestão 1997 a 2004

 Antoninho Marmo Trevisan

Gestão 2005 a 2009

Maria Clara Cavalcante Bugarim

Gestões 2009 a 2017

PASSO INICIAL - A Academia Mineira de Ciências Contábeis foi a primeira a ser constituída no País durante o V Congresso Brasileiro de Contabilidade, do ano de 1950, em Belo Horizonte, Minas Gerais, visando arregimentar estudiosos que pretendessem dialogar e que já tivessem trabalhos literários e culturais produzidos.

OBJETIVOS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS:

  Promover, divulgar, valorizar e incentivar o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Ciência Contábil;

• Cultuar a memória de todos aqueles que contribuíram para o aprimoramento da Ciência Contábil;

• Desenvolver, fomentar, realizar ou participar de projetos, eventos, exposições, nacionais e internacionais ou quaisquer outras iniciativas que tenham por escopo, desenvolver ou divulgar os procedimentos técnicos e as atualizações da área contábil;

• Promover concursos sobre temas relacionados à aplicação da Ciência Contábil;

• Celebrar convênios, contratos e intercâmbios nacional e internacional com diversas entidades, com vistas ao aprimoramento e desenvolvimento de suas atividades e da Ciência Contábil;

• Publicar revistas e informativos de suas atividades, bem como obras relacionadas à aplicação da Ciência Contábil;

• Realizar e incentivar a pesquisa e a produção científica na área contábil, podendo promover a sua publicação;

• Prestar serviços nos campos de atuação previstos neste estatuto, bem como comercializar as obras que publicar;

• Auxiliar ou prestar serviços nos campos de divulgação institucional, planejamento, administração e realização de eventos, podendo, inclusive, participar de certames licitatórios para realização, montagem, logística, administração, locação e cessão de espaços;

• Reiterar a relevância do Profissional da Contabilidade no contexto da administração pública e privada, favorecendo o exercício de sua cidadania. A Academia Brasileira de Ciências Contábeis buscará elevar o uso da Ciência Contábil como instrumento de consolidação democrática e permitir transparência e ainda o pleno exercício da cidadania dos brasileiros;

• Debater com a sociedade pontos fundamentais da contabilidade que refletem no dia-a-dia dos brasileiros e possibilitam o desenvolvimento da nação, tais como:

a) Orçamento público, sua contabilização;

b) Entraves ao desenvolvimento brasileiro imposto por regras contábeis não científicas;

c) A previdência social versus o regime contábil de competência de exercício;

d) A reforma agrária e o método de registro dos Títulos da Dívida Agrária (TDAs);

e) A burocracia pública e os seus entraves ao crescimento empresarial;

f) A reforma tributária como elemento contábil de apoio ao desenvolvimento; e

g) O patrimônio ambiental brasileiro traduzido por conceitos contábeis.

• Promover a questão da ética na administração pública e privada, partindo da qualidade das demonstrações contábeis;

• Disseminar o debate sobre os princípios contábeis para adequar as relações econômicas / financeiras / sociais;

• Produzir trabalhos de cunho científico e pareceres que possam subsidiar os debates sobre as contas públicas nacionais;

• Estimular os jovens a buscar na Ciência Contábil uma eficiente ferramenta para gestão pública e dos negócios privados;

• Reunir os estudiosos do tema para debater e interpretar os fenômenos contábeis que afetam a sociedade e

• Defender padrões contábeis transparentes como elemento de garantia democrática.

Órgãos Colegiados da ABRACICON e respectivos integrantes:

Gestão 2018-2021

I. DIRETORIA DA ABRACICON

• Presidente

Maria Clara Cavalcante Bugarim (AL)

• Diretor de Administração e Finanças

José Antonio de França (DF)

• Diretor Operacional

Antônio Carlos Nasi (RS)

• Diretora de Ensino e Pesquisa

Gardênia Maria Braga de Carvalho (PI)

 

 

II. CONSELHO FISCAL

• Membros efetivos

1. Washington Maia Fernandes (MG) | Presidente

2. Jucileide Ferreira Leitão (RN)

3. Irineu De Mula (SP)

• Membros suplentes

1. Alcedino Gomes Barbosa (GO)

2. Roberta Carvalho de Alencar (CE)

3. José Corrêa de Menezes (AM)

 

ATUAL DIRETORIA

NOSSOS PROJETOS

Revista ABRACICON Saber

Com periodicidade trimestral, a revista tem um caráter técnico, sem, no entanto, deixar de se destacar por um design arrojado e voltado, também, para um público mais jovem. Em suas sessões destacam-se os artigos e notícias sobre as Academias Estaduais.

Museu da Contabilidade

Os Profissionais da Contabilidade e a sociedade em geral podem conhecer a exposição do Museu itinerante, que tem visitado os estados brasileiros, fazendo uma retrospectiva sobre a evolução da Contabilidade no Brasil. A ideia é mostrar a importância da profissão, desde o início da civilização, com destaque para o desenvolvimento das Ciências Contábeis, passando pelas principais conquistas da classe.

PROCONTAB

O Sistema de Educação Continuada a Distância (Secad), criado há mais 10 anos pela Artmed Panamericana Editora, em parceria com a ABRACICON, apresenta o PROCONTAB, em  áreas distintas da Contabilidade. Os programas são organizados a partir de conteúdos específicos de cada especialidade, desenvolvidos por renomados autores vinculados a ABRACICON.

Repec

Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. É o periódico científico com edição trimestral, desenvolvido pelo CFC, que tem a Academia como única mantenedora.

 

Quintas do Saber

Encontros periódicos, sempre com grandes convidados de renome nacional, como gestores e representantes públicos, estudiosos reconhecidos e lideranças, para discutir temas de alta relevância para a classe contábil e sociedade.

Saber em Pauta

Cursos e treinamentos sobre temas técnicos específicos que visam propiciar aos participantes uma abordagem sistêmica dos conteúdos programados em pauta, demonstrando sua prática e visando a fixação do tema proposto. Inclui material didático e certificado com pontuação para CEPC-CFC.

A ABRACICON tem como objetivo a promoção, divulgação e valorização de atividades que contribuam para o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Contabilidade.

veja aqui as últimas edições

acesse o site do procontab

acesse o site da revista

notícias sobre esse projeto

notícias sobre esse projeto

inscreva-se

inscreva-se

notícias sobre esse projeto

DOAÇÕES

A Abracicon é uma entidade sem fins lucrativos cujas atividades são custeadas pelas contribuições anuais de seus membros acadêmicos e de doações obtidas de pessoas físicas e jurídicas interessadas em contribuir para a manutenção de suas atividades.

Ajude a Abracicon a continuar trabalhando na promoção, divulgação e valorização das atividades que contribuem para o desenvolvimento e o estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Contabilidade.

Abaixo estão as informações bancárias para doação destinada à Academia Brasileira de Contabilidade:

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - ABRACICON

BANCO: 104 – Caixa Econômica Federal

AGENCIA BRASÍLIA: 0647 OPERAÇÃO: 003

CONTA CORRENTE Nº: 1144-7

CNPJ: 27.150.275/0001-68

ABRACICON

SAS, quadra 5, Bloco J, edifício CFC, 4º andar, cep: 70070-920 Asa Sul – Brasília/DF

Fone: (61) 3314 9453

abracicon@abracicon.org.br

PARCEIROS

CFC

FBC

FENACON

CRC'S

LINKS

MAPA DO SITE

FAÇA CONTATO

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário enviado

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados à Academia Brasileira de Ciências Contábeis - ABRACICON.

Desenvolvido por CQueiroz Comunicação

Acesse as Academias Estaduais
Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados à Academia Brasileira de Ciências Contábeis - ABRACICON.
Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados à Academia Brasileira de Ciências Contábeis - ABRACICON.
Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados à Academia Brasileira de Ciências Contábeis - ABRACICON.
Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados à Academia Brasileira de Ciências Contábeis - ABRACICON.