III Jornada do Conhecimento Contábil aconteceu na BA

Na manhã do dia 23 de fevereiro, o presidente da Academia Baiana de Ciências Contábeis (ABACICON), Adeildo Osório de Oliveira, participou da terceira edição da Jornada do Conhecimento Contábil e Tributário, no salão Itapuan do Othon Bahia Palace Hotel, em Salvador. Reunindo grandes nomes da classe contábil baiana e brasileira, o evento coroa o debate de temas indispensáveis ao profissional contábil, como o fechamento das demonstrações contábeis de 2015 para as PME’s, as alterações da legislação do ICMS e Sped Contábil.

Além de Adeildo Osório, a mesa de abertura do evento contou com a presença do vice-presidente do Sescap-BA, Altino Alves; da conselheira do CRCBA e vice-prefeita do Salvador, Célia Sacramento; do presidente do CRCBA, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira; do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Wellington Cruz; da conselheira do CFC, Maria Constança Carneiro Galvão e do detentor da medalha Militino Rodrigues Martinez, Wilson Thomé Sardinha.

O presidente Antônio Nogueira, recém empossado para dirigir o Conselho de Contabilidade da Bahia durante o biênio 2016-2017, saudou os diletos integrantes da mesa, conselheiros, delegados e todos os profissionais e estudantes presentes. “Quero pedir a Deus que sejamos brindados com um dia maravilhoso, com grandes conquistas e muito conhecimento. Estaremos aqui conferindo de perto colhendo um pouco dos muitos ensinamentos que nossos grandes palestrantes proferirão aqui hoje. Desejo a todos um excelente dia e excelente proveito das nossas atividades”.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional Wellington Cruz (foto), saudou os presentes e convidou a classe contábil a acompanhar a programação de educação continuada no site do CRCBA, para debater os temas propostos. Também falou sobre a retomada de alguns projetos. “Vamos voltar a realizar cursos às quintas e aos sábados na sede do CRCBA, para que os profissionais e estudantes, que não têm tanta disponibilidade de tempo, possam acompanhar nossos eventos”. Também orientou aos profissionais que enviem sugestões de temas para o CRCBA, por meio de sua Ouvidoria, para um melhor atendimento das demandas da profissão.

A vice-prefeita do Salvador e conselheira do CRCBA, Célia Sacramento (foto acima), falou da alegria em participar de um trabalho de construção profissional, por meio da qualificação e do aperfeiçoamento. “Eu me orgulho muito de ser contadora e tudo que eu sou eu devo à classe contábil, à minha família, aos amigos, aos professores Icó, Sudário, Adeildo, pessoas que sempre edificaram a classe contábil. Quero saudar os conselheiros, profissionais e estudantes presentes, e agradecê-los por estarem aqui contribuindo, como beija-flores, na construção de uma profissão cada vez melhor”.

Após os pronunciamentos da mesa diretora, foi realizada a posse dos acadêmicos da Academia Baiana de Ciências Contábeis – Abacicon, em solenidade liderada pelo presidente Adeildo Osório de Oliveira. O conselheiro Vitor Maciel e o ex-presidente do CRCBA José Antônio Moreira Icó da Silva, foram empossados como ocupantes das cátedras de número 19 e de número 02, respectivamente. Emocionados, os novos integrantes receberam a medalha e o pelerine da Academia ao lado de ilustres membros dessa plêiade de conhecimento, como o professor Wilson Sardinha, professor Sudário Cunha, a contadora Maria Constança, a vice-prefeita Célia Sacramento, o vice-presidente Wellington Cruz, a vice-presidente Graciela Mendes, membros presentes na solenidade.

ABACICON-VITOR-WEB

ABACICON-ICOH-WEB

Na sequência, foi dado início à programação técnica do evento com o painel “Contabilidade para as PME’s com enfoque no fechamento das Demonstrações Contábeis de 2015”, apresentada por Adeildo Osório de Oliveira – Abacicon e Wellington Cruz – CRCBA. Logo após, a consultora tributária Dilza Rodrigues abordou as novidades da legislação do ICMS para 2016. Os professores Francisco Aguiar e Luiz Carlos Oliveira – IOB finalizaram o evento com o painel “Sped Contábil e suas implicações no encerramento das Demonstrações Contábeis de 2015. Ao final do evento, foi sorteada uma meia bolsa de pós-graduação na área contábil, oferecida pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG, que apoiou a realização do evento.

DILZA-WEB

Fonte: Comunicação CRCBA