O projeto Jovens Lideranças Contábeis, desenvolvido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), foi apresentado à Federação Internacional de Contabilidade (Ifac, na sigla em inglês), no dia 15 de novembro. A Ifac realizou em Brasília (DF), de 15 a 18 de novembro, reuniões do seu conselho anual e aproveitou a oportunidade para conhecer o projeto brasileiro voltado aos estudantes de Ciências Contábeis e aos jovens profissionais da área, que envolvem, atualmente, cerca de 6 mil participantes em todo o Brasil.

abracicon-em-reuniao-com-ifac-3

O vice-presidente de Política Institucional do CFC e coordenador da Comissão Nacional do Projeto Jovens Lideranças Contábeis, Joaquim Bezerra Filho, falou a respeito das ações desenvolvidas no País a Stathis Gould, chefe do Comitê Contadores Profissionais em Negócios da Ifac, e a Kirsty Meldrum, contadora do Santander da Inglaterra. O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, e a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, também participaram da reunião.

Bezerra fez um resumo de como surgiu o projeto do CFC, há cerca de 15 anos, partindo do movimento estudantil e chegando ao Sistema CFC/CRCs. O desenvolvimento do Jovens Lideranças Contábeis foi se consolidando ano a ano e, atualmente, também realiza atividades em conjunto com outros projetos do CFC, como o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e o Mulher Contabilista.

O relatório relativo às atividades desenvolvidas pelo Projeto Jovens Lideranças, em nível nacional, durante o ano de 2015, mostrou aos representantes da Ifac a importância das ações executadas.

Stathis Gould explicou que a Ifac possui uma iniciativa voltada aos jovens profissionais da área e demonstrou interesse na experiência brasileira. “Vamos compartilhar o bom trabalho realizado no Brasil com os demais membros da Ifac e mostrar como essa iniciativa bem-estruturada e organizada com os estudantes pode ajudar e contribuir para alcançarmos objetivos sociais e ambientais”, afirmou Gould.

Para o chefe do comitê da Ifac, o Projeto Jovens Lideranças Contábeis “é um exemplo inspirador de como a profissão contábil pode contribuir para as Metas de Desenvolvimento Sustentável [Sustainable Development Goals (SDG), programa da Ifac]”. Além disso, ele afirmou que a iniciativa brasileira será usada como estudo de caso para o SDG (https://www.ifac.org/publications-resources/2030-agenda-sustainable-development).

O relatório nacional de 2016 do Projeto Jovens Lideranças Contábeis está em fase de finalização e será enviado à Ifac para ser utilizado no estudo de caso citado por Gould.

abracicon-em-reuniao-com-ifac-2

Fonte: Maristela Girotto - Comunicação CFC