A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim recebeu, na noite de 25 de abril, da Assembleia Legislativa do Ceará (ALEC), o Título Honorífico de Cidadã Cearense.

A homenagem ocorreu no Plenário 13 de Maio e atendeu à solicitação do líder do Governo, deputado Evandro Leitão (PDT), que destacou a importância da homenagem à contadora justamente na data que se celebra nacionalmente o ‘Dia do Profissional de Contabilidade’. “Em decorrência de sua luta pelos direitos e garantias da classe contábil, Maria Clara já foi agraciada em inúmeras homenagens, recebendo condecorações e títulos de cidadania em seis estados do País. Também foi autora de artigos científicos e de trabalhos técnicos publicados em congressos e convenções, reunindo em seu currículo a realização de inúmeras palestras em eventos no Brasil e no exterior”, salientou Evandro Leitão.

Maria Clara na ALEC

Também participaram da solenidade o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho; o deputado estadual Jeová Mota (PDT); a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Fátima Maria Fernandes Veras; a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), Clara Germana Gonçalves Rocha; o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio Coelho; e o secretário da regional IV da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Francisco Sales de Oliveira.

Nascida no município de União dos Palmares (AL), em 1963, Maria Clara se destaca em cargos até então nunca ocupados por uma mulher. Foi auditora geral do estado de Alagoas; diretora financeira do Instituto de Previdência do Estado de Alagoas (Ipaseal); secretária de Assistência Social do município de Santana do Mundaú (AL) e presidente da Associação dos Servidores do Ipaseal (Assipaseal). Também foi conselheira fiscal do Banco do Estado de Alagoas, conselheira fiscal de Alagoas, além de vice-presidente de Assuntos Institucionais e de Alianças do Instituto de Cidadania Fiscal.

" Sempre acreditei que o reconhecimento é um dos mais importantes predicados da vida, não pela vaidade de quem é reconhecido, mas pela afirmação coletiva de que nossos atos tiveram a aprovação majoritária em meio a essa imensidão que é a diversidade humana. O título que esta Casa teve a generosidade de me oferecer muito me honra, mas, acima de tudo, me comove pela forte simbologia que tem, pois me faz igual aos que aqui nasceram e aqueles que, com braços fortes e mãos unidas, conseguiram erguer esse grande e promissor Estado."

Maria Clara Bugarim

A contadora teve sua carreira marcada ainda pela articulação junto às entidades de classe ao presidir o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL/1998 - 2001), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC/2002 - 2005) e ocupou a cadeira de conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Nessa última entidade começou o grande marco da história da profissão contábil, e, em 60 anos de criação da profissão, foi a primeira mulher a ocupar a presidência do órgão maior da classe contábil brasileira.

Para acessar o currículo de Maria Clara Bugarim na íntegra, clique aqui.

Informações e imagem: ALEC