Abracicon na 3ª Convençaõ do Piauí

Abracicon na 3ª Convenção de Contabilidade do Piauí

Realizado a cada dois anos pelo Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI), em parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), a Convenção colocou em pauta temas relevantes para a categoria e para a sociedade. Este ano o tema foi “Os desafios da Profissão Contábil na Atual Conjuntura Econômica: Contabilidade: Novos Cenários, Grandes Desafios”.

A solenidade de abertura do evento aconteceu na quinta-feira (15), às 18h, e contou com a sessão de homenagens a personalidades locais e nacionais que fizeram importantes contribuições para o desenvolvimento da classe contábil, além da apresentação cultural da Quadrilha Luar do São João. Para coroar a noite, o professor doutor Eliseu Martins, um dos mais requisitados e renomados pensadores da contabilidade na atualidade, fez a palestra magna.

3ª Convenção do Piauí

A programação do segundo dia ofereceu uma lista de nomes consagrados elo público em geral, como a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), contadora doutora Maria Clara Cavalcante Bugarim e a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maria Constança Galvão.

Também constou na programação da convenção nomes como o do controlador geral do Estado, Nuno Kauê Bernardes; do perito judicial Antônio Gomes das Neves; e do presidente do Sistema Fecomércio, Valdeci Cavalcante.

Título de Cidadão Teresinense – Foi concedido ao presidente do CFC, José Martonio Coelho, que recebeu das mãos do vereador de Teresina, Enzo Samuel.

“Sou grato às inúmeras pessoas, que, direta e indiretamente, com seu trabalho e competência, contribuíram para a minha trajetória profissional. Se hoje estou sendo aclamado como um filho legítimo de uma cidade amiga é porque os frutos profissionais nasceram de uma semeadura próspera e compartilhada. É com indisfarçada emoção que compareço a essa solenidade magna para receber tão elevada honraria. Imbuído de grande satisfação busco palavras para declarar o orgulho de ser o mais novo agraciado com o título de Cidadania Teresinense”, disse Martonio Coelho.

Programação Técnica

Na sexta-feira (16), aconteceram os seminários temáticos: Jovens Lideranças Contábeis, SPED, Organizações Contábeis, Perícia Contábil, Auditoria Contábil, Ensino Pesquisa e Tecnologia e Contabilidade Pública.

Maria Clara na 3ª Convenção_Paiuí

A presidente da Abracicon, Maria Clara ministrou palestra sobre “O exercício da cidadania e o combate à corrupção”.

1º Encontro de Academias de Ciências Contábeis

Encontro Academia Piauiense

Ocorreu no sábado (17), e foi prestigiado por acadêmicos e pelo presidente da Academia Piauiense de Ciências Contábeis (Apicicon), Elias Caddah. Também participaram do evento a presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, o presidente do CFC, José Martonio Coelho, conselheiros do CRCPI e profissionais contábeis piauienses.

Encontro da Academia Piauiense 2

O empresário, advogado e presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Valdeci Cavalcante, ministrou a palestra magna do Encontro, transcorrendo sobre o tema “a importância das Academias de Letras para difusão da cultura, resgate histórico e produção do conhecimento”, Valdeci compartilhou o seu conhecimento e experiência com os participantes.

Segundo o presidente da Apicicon, Elias Caddah, o evento foi um sucesso de público e crítica.

“A avaliação, por meio dos participantes, foi extremamente positiva. Isso engrandece e fortalece a Academia”.

Juntamente com o Encontro ocorreram os seminários do Voluntariado da Classe Contábil e Terceiro Setor, Mulher Contabilista, Saúde e Meio Ambiente. No intervalo, os participantes tiveram a oportunidade de circular pelos estandes das empresas que se somam ao evento para mostrar as soluções e inovações para a área da Contabilidade e outros setores, além de fazerem novos contados profissionais e parcerias.

Nos dois dias houve exposição de artigos científicos. A divulgação e premiação dos trabalhos vencedores do Concurso de Artigos Científicos encerrou a programação do evento, que teve também a apresentação de um show de humor com Amauri Jucá e Nayanna Lima.

A 3ª Convenção de Contabilidade do Estado do Piauí contou com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Escritório Grant Thornton e patrocínio da Gerencianet, Caixa Econômica Federal, Fortes Tecnologia em Sistemas, Agente de Registro Serama – Autoridade de Registro Certificação Digital e Soluções em Segurança da Informação, Nasajon Sistemas LTDA, Legisweb, IPOG e Alterdata.

Fonte e imagens: Portal CRCPI