Encontro-das-Academias-do-NE

1º Encontro Nordestino das Academias de Ciências Contábeis foi um sucesso

“União de saberes que eleva a classe contábil” foi o tema da primeira edição do Encontro Nordestino das Academias deCiências Contábeis, realizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), no dia 3 de agosto, no Centro de Convenções de Natal (RN).

Sob o comando da presidente da Abracicon, Maria clara Cavalcante Bugarim, o evento que ocorreu em conjunto com o 13º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon), contou com uma mesa de honra composta pelos presidentes José Martonio Alves Coelho, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); João Gregório Junior, do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN); Jucileide Ferreira Leitão, da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis (representando todas as Academias Regionais do Brasil) e Antoninho Marmo Trevisan, da Trevisan Escola de Negócios,  ex-presidente da Abracicon (gestão 2005 a 2009).

 

 Solenidade de posse

De forma muito especial ocorreu também a posse de três novos acadêmicos da Abracicon: a contadora Leila Márcia Sousa de Lima Elias, que passa a ocupar a cátedra de número 39, cujo patrono é o acadêmico Alberto Franqueira Cabral; o contador Idésio da Silva Coelho Junior, mais novo ocupante da cátedra de número 40, que tem como patrono o acadêmico Américo Matheus Florentino; e o doutor Gerlando Augusto Sampaio Franco De Lima, que passa a ocupar a cátedra de número 61, cujo patrono é o acadêmico Sebastião Luiz dos Santos.

Posse-de-acadêmicos-Abracicon
Presidente Maria Clara Bugarim e os novos acadêmicos da Abracicon.

Os empossados receberam a indumentária da presidente da Academia, em seguida, o acadêmico Idésio da Silva Coelho Junior fez a leitura do termo de juramento.

Atividades do Encontro

Talk show – Intitulado “O papel da Academia no cenário contemporâneo da Ciência Contábil”, o talk show foi apresentado pela presidente Maria clara Bugarim e teve como mediador o empresário e acadêmico Antoninho Marmo Trevisan.

Talk-show-Abracicon
Presidente Maria Clara apresenta talk show.

Painel – Foi ministrado por Clovis Belbute, que é auditor fiscal da Receita Federal do Brasil; Elias Caddah, presidente da Academia Piauiense de Ciências Contábeis (Apicicon); e Glaydson Trajano Farias, presidente da Academia Paraibana de Ciências Contábeis (APBCICON).

Painelistas-e-Maria-Clara

Ao final, os participantes conferiram o lançamento da biografia “O líder e servidor da humanidade”, do patrono da contabilidade potiguar, Ulyssis Celestino De Góis. A apresentação foi realizada pela presidente da ACADERNECIC, Jucileide Ferreira Leitão.

Lançamento-do-livro