ABRACICON empossa novo acadêmico

ABRACICON empossa novo acadêmico

Brasília – A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) deu posse, na tarde de quinta-feira (18), ao contador Dorgival Benjoino daSilva, que se tornou ocupante da Cátedra 25, cujo patrono é o contador Genival Ferreira da Silva (PE).

A cerimônia contou com a presença de conselheiros, ex-conselheiros, ex-presidentes do CFC, integrantes da Fundação Brasileira de Contabilidade, presidentes e conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade, Acadêmicos da ABRACICON, presidentes das Academias Regionais de Contabilidade, profissionais da contabilidade, convidados do Projeto CFC em Um Dia, funcionários do CFC e amigos do acadêmico.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, iniciou seu discurso quebrando o protocolo, ao afirmar que “gostaria de dizer, na presença de todos vocês, que o nosso homenageado é, acima de tudo, um grande amigo”.

A presidente da ABRACICON e Controladora-Geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, relembrou, por sua vez, em seu discurso, a época em que assumiu a Presidência do CFC: “Tive em você um porto seguro para liderar o Conselho Federal”. Maria Clara revelou, ainda, o desejo do homenageado em receber a posse na sede do CFC, afirmando que “é aqui no Conselho Federal, que representa e sintetiza a força da classe brasileira, que o nosso ilustre acadêmico dedicou tantos anos da sua vida e quis ser empossado”.

Ainda, segundo Maria Clara, os elevados méritos profissionais do contador Dorgival Benjoino só perderiam para as suas imensuráveis qualidades pessoais, sendo “impossível medir e comparar o colega de trabalho, o profissional, o cidadão e o ser humano para saber qual deles se faz maior”.

Compuseram a mesa de honra os acadêmicos José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC; Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da ABRACICON; Jucileide Ferreira Leitão, presidente da Academia da Academia Norte-Rio-Grandense de Contabilidade; e Adeíldo Osorio de Oliveira, presidente da Academia Baiana de Academia Baiana de Ciências Contábeis.

A escolha

Os componentes, que se distribuem entre as 80 cadeiras da Academia, são profissionais da contabilidade que possuem amplo saber contábil, doutores e mestres, que publicaram obras de reconhecido mérito.

A cadeira em vacância (que se dará por morte, exclusão ou renúncia do membro anterior) será ocupada por um profissional da contabilidade indicado por dois acadêmicos. O profissional deverá ter aprovação expressa de 2/3 dos membros efetivos por meio de votação em assembleia. O percentual de aprovação é dado com base nos votos dos membros presentes na sessão.

Perfil do acadêmico

O novo acadêmico ocupará a Cátedra nº 25 e tem como patrono o contador Genival Ferreira da Silva (PE).

Dorgival Benjoino da Silva nasceu em 18 de abril de 1954, em Ipiaú, no interior da Bahia. Porém a cidade que escolheu para viver, há 42 anos, é Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, a qual ele admira pelas belezas naturais e pela qualidade de vida.

No CFC, Dorgival iniciou sua trajetória em 2000, quando a entidade foi presidida pelo ex-presidente José Serafim Abrantes. No período de 2001 a 2003, durante a gestão do ex-presidente Alcedino Gomes Barbosa, ele foi vice-presidente de Registro, Fiscalização e Ética. “Nessa época, nós tínhamos um sentimento de que deveríamos ocupar um espaço na sociedade brasileira, pois já tínhamos um trabalho forte internamente, realizado de forma sistêmica, por meio dos Conselhos Regionais nos 26 estados e no Distrito Federal, todos como sede própria”, recorda-se.

Fonte: Portal CFC