10º Quintas do Saber

Quintas: Normas Internacionais de Contabilidade foi tema

A 10ª edição do projeto Quintas do Saber, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), realizada no dia 4 de dezembro, lotou o auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Entre os presentes, a presidente da Academia, Maria Clara Cavalcante Bugarim; o acadêmico, Antoninho Trevisan; o presidente do CFC, José Martonio Coelho e o ex-ministro da Previdência Social e ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado.

O evento contou com apresentações sobre Normas Internacionais de Contabilidade, feitas por Amaro Gomes, membro do International Accounting Standards Board (Iasb), e Ana María Elorrieta, do board da International Federation of Accountants (Ifac).

10º Quintas do Saber_AmaroAmaro Gomes falou sobre o estágio atual da adoção do IFRS no mundo e citou uma pesquisa recente, realizada pelo Iasb em 138 países, a qual revelou que 114 nações adotam integralmente as normas internacionais para empresas de capital aberto, mostrando a consolidação das normas Iasb como referência para a adoção pelos mercados internacionais.

Já Ana María Elorrieta forneceu uma visão geral sobre a internacionalização das normas, com destaque para aspectos como os modelos de elaboração das normas de auditoria e asseguração, de ética, de educação e do setor público. Todas essas normas são editadas pelos conselhos que fazem parte da Federação Internacional de Contadores.

10º Quintas do Saber_Ana Mariajpg_baixa

Indicada ao board da Ifac pelo CFC e pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), Ana María falou ainda sobre as reformas que estão sendo realizadas na Federação e, em consequência, nos modelos de elaboração das normas de contabilidade nos últimos 10 anos. Ela também expôs os principais desafios da profissão, em nível nacional e internacional.

As apresentações de Ana María Elorrieta e Amaro Gomes contaram com a mediação da vice-presidente Técnica do CFC, Verônica Souto Maior, e do presidente do IBRACON, Eduardo Augusto Rocha Pocetti.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também marcou presença falando sobre os desafios da economia brasileira, e naquela ocasião, recebeu uma homenagem da ABRACICON e do CFC.

Fonte: Portal CFC