XII ENMC promoveu união da classe contábil, empoderamento feminino e troca de conhecimento

O XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC) foi realizado durante três dias repletos de muita troca de experiência, conhecimento e novidades da área contábil, no Enotel Resort & SPA, em Porto de Galinhas, litoral pernambucano. Palestraram, de 11 a 13 de setembro, profissionais de Pernambuco, de todo o Brasil e internacionais, com temas diversos, momentos de conversa com o público e descontração. Responsáveis por sua realização, o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contaram com a organização da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (Apecicon). O tema escolhido para esta edição foi “Empreendedorismo, Inovação e Sensibilidade: Conduzindo Revoluções”.

“O Encontro Nacional da Mulher Contabilista é um evento criado para fortalecer a participação feminina no cenário da contabilidade brasileira, que, há 30 anos atrás era um cenário de predominância masculina. Hoje, vemos o forte crescimento da mulher contabilista no cenário nacional”, comentou o presidente do CRCPE, José Campos, que complementou com um agradecimento: “Queria demonstrar a minha satisfação com a realização deste evento. É uma honra estar recebendo aqui 1.600 profissionais da contabilidade brasileira. Me sinto feliz e honrado por poder desenvolver esta edição do ENMC em Pernambuco.”

Palestraram, nesta edição, profissionais de Pernambuco, de todo o Brasil e internacionais, com temas diversos, momentos de conversa com o público e descontração. Este foi um evento que celebrou a mulher contabilista multifacetada, mostrando que ela pode ocupar os diversos espaços no mercado de trabalho e na sociedade. Com apresentações como Lucy Alves, Trio forró pé de serra, Banda de Pífanos, Galo da Madrugada e Jessier Quirino, os participantes ainda puderam fazer uma imersão nas características da tradição nordestina e descobrir um novo universo cultural.

O primeiro ENMC foi realizado no Rio de Janeiro (1991), passando por Salvador (1992), Belo Horizonte (2003), Aracaju (2005), Florianópolis (2007), Vitória 2009), Caldas Novas (2011), Santos (2013), Foz do Iguaçu (2015) e Gramado (2017). “Quase 30 anos depois do início do movimento das mulheres contabilistas, vocês venceram desafios, quebraram barreiras e, hoje, representam 43{2e3db451c653bea18c39602e9631ce2458c07516aa4b01429af9323e5844ad70} da classe contábil. Agora, as metas são outras e precisamos da expressividade feminina no empreendedorismo”, comentou Zulmir Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). E acrescentou, dirigindo-se ao público presente no evento: “Lugar de mulher é onde ela quiser estar. E, em nossa classe, vamos trabalhar para que elas sempre estejam em posições de destaque.”

O presidente da IFAC (International Federation of Accountants), In-Ki Joo, comentou sobre a escolha de Pernambuco como palco para o ENMC: “Uma das vistas mais bonitas que tive aqui foi na cidade de Olinda. Eu acredito que, entre as memórias inesquecíveis, posso citar a bondade e a generosidade das pessoas daqui.” In-Ki-Joo ainda ressaltou a importância do jovem na contabilidade: “Ao escolher ser contador, ganhamos uma missão muito relevante frente ao desenvolvimento das economias de nossas nações. E precisamos de força, resiliência e transparência para desempenharmos o nosso papel. E nada melhor para a construção do futuro do que ouvirmos os jovens.”

A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim, relatou que, realizar o ENMC, é uma emoção contínua. “É sempre uma emoção a cada edição do Encontro. Nós temos a consciência de que precisamos continuar fomentando a participação da mulher contabilista de uma forma mais ativa na profissão contábil, e, principalmente, na sua liderança.” A presidente complementou: “Hoje comemoramos um feito importante, que é ter sete mulheres em presidências dos regionais, além de conselheiras e vice-presidentes. Todo esse movimento acontece para que chamemos a mulher a abraçar a sua profissão e continuar trabalhando para o fortalecimento dela”, concluiu.

Dorgivânia Arraes, presidente da Comissão da Mulher Contabilista em Pernambuco e vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPE, comentou: “O XII ENMC emocionou a todos os participantes, ao debater temas inovadores do universo contábil, como o Compliance e governança, relato integrado, cultura inclusiva e os desafios da Ciência Contábil frente à inovação tecnológica. É de extrema importância reconhecer a mulher na profissão, na liderança e no empreendedorismo, pois isso ratifica a sua importância na política institucional das organizações.”

 

Fotos: CFC