Posse acadêmicos Abracicon

ABRACICON empossa 5 novos acadêmicos

Brasília – A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)  realizou, na noite de 15 de março de 2016, no Teatro Brasília – Royal Tulip, em Brasília (DF),  a cerimônia de posse de cinco novos acadêmicos.

A emocionante cerimônia ocorrerou às 17h. Conheça abaixo os acadêmicos empossados:

Verônica Cunha de Souto Maior: bacharel e mestre em Ciências Contábeis; professora dos cursos de graduação e pós-graduação do departamento de Ciências Contábeis e atuariais da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Sócia-diretora da empresa “Souto Maior Contadores Associados”. Coordenadora Técnica do Comitê Gestor da Convergência no Brasil; de operações do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis; do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público do CFC; do Grupo de Estudos do Código de Ética do CFC e foi vice-presidente Técnica do CFC (2012 a 2015).

Márcia Martins Mendes de Luca: bacharel em Ciências Contábeis, mestre e doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora adjunta da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Capes (2011-2017). Membro da Comissão Assessora do Enade 2012-2014, junto ao Inep, da área de Ciências Contábeis. Possui experiência na área de Contabilidade e Controladoria, atuando em pesquisas e produção cientifica com ênfase nos seguintes temas: controladoria, contabilidade financeira, governança corporativa, responsabilidade socioambiental, sustentabilidade, reputação e educação na área contábil.

Eduardo Augusto Rocha Pocetti: bacharel em Ciências Contábeis pela Fecap – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou por 39 anos na função de Auditoria Contábil, coordenando trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis de empresas e conglomerados empresariais de diversos segmentos. Líder classista, presidiu o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) na gestão 2012/2014. Atualmente é representante do CFC no Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif) e atual presidente do Conselho de Administração do Ibracon.

José Antonio de França: bacharel em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Possui mestrado em Amministrazione e Controllo pela Università Gegli Studi di Torino e em Administração Contábil e Financeira pela Universidade de Brasília –UnB; e doutorado em Ciências Contábeis pela UnB. É professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UnB. Possui experiência em Contabilidade Corporativa, com ênfase em Contabilidade Societária, Contabilidade Tributária, Auditoria, Contabilidade do Terceiro Setor, Normas de Contabilidade e Análise de Desempenho. Nos campos de ensino e pesquisa têm se dedicado à pesquisa empírico-teórica quantitativa, teoria da contabilidade, sistema de informações contábeis, relacionamento contabilidade x economia.

Clovis Belbute Peres: bacharel em Ciências Contábeis, Física, Administração e Direito; mestre e doutor em física; Auditor da Receita Federal do Brasil, exercendo a função de supervisor nacional da RFB do Sistema de Escrituração Digital (Sped). Membro do Churchill College da Universidade de Cambridge.

Para ser eleito a uma cadeira em vacância (que se dará por morte, exclusão ou renuncia), o profissional da contabilidade é indicado por dois acadêmicos e aprovação expressa de 2/3 dos membros efetivos por meio de votação em assembleia.

De acordo com a presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, “a incorporação desses renomados profissionais à Academia agregará significativo saber científico à comunidade contábil brasileira”, analisa Clara.

 

Fonte: Comunicação CFC