Biografia de Carlos Alberto Teixeira de Oliveira

Biografia   |   Discurso de posse   |   Artigos  |   Currículo


Carlos-albertoCadeira: 44
Patrono: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira – MG
Data de nascimento: 07/08/1951
Naturalidade: Belo Horizonte – Minas Gerais
Data de eleição:

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira é bacharel em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Ciências Econômicas pela PUC-Minas. Possui diversos cursos de pós-graduação, no país e no exterior.

Exerceu grande parte de sua carreira profissional em instituições financeiras, como Mercantil do Brasil, Comind, Banco BMG e Safra, principalmente nas áreas internacionais e de câmbio. Atuou também como professor em diversas faculdades e cursos de pós-graduação.

Foi Executive vice-presidente-CEO do Safra National Bank of New York, New York-EUA; vice-presidente do Conselho de Administração do BEMGE-Banco do Estado de Minas Gerais S.A. e do Banco Agrimisa S.A.; presidiu o Conselho de Administração e a diretoria Executiva do Banco de Crédito Real de Minas Gerais S.A. e suas empresas coligadas. Foi vice-presidente do Conselho de Administração e Presidente da Diretoria Executiva do BDMG- Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A., tendo presidido ainda a ABDE-Associação Brasileira de Institutições Financeiras de Desenvolvimento.

Presidiu o Sebrae – Minas (antigo CEAG-MG) e atuou como presidente do Conselho Deliberativo da Fundação João Pinheiro e do INDI-Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais; exerceu os cargos de Secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral; Minas e Energia; Indústria, Comércio e Mineração do Governo de Minas Gerais.

Desempenhou as funções de diretor de Finanças Internacionais e de Project Finance da Tenenge S.A. – Técnica Nacional de Engenharia, do Grupo Odebrecht. Atuou por nove anos nas funções de Reitor (diretor-geral) da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.

Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e da Academia Nacional de Economia, foi escolhido Executivo de Finanças de 1989 do IBEF-MG – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e Administrador do Ano de 2000 pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais.

Presidente da ASSEMG-Associação dos Economistas de Minas Gerais e Editor-Geral de Mercado Comum – Revista Nacional de Economia e Negócios e ex-presidente do IBEF-Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.