Biografia de Marta Maria Ferreira Arakaki

Biografia   |   Discurso de posse   |   Artigos  |   Currículo


Cadeira: 65
Patrono: Marta Maria Ferreira Arakaki
Data de Nascimento: 11/12/1942
Naturalidade: Carmésia – MG
Data da eleição: 14/09/1997

Técnica em Contabilidade, diplomada, em 1964, pela Escola Técnica da AEC de Belo Horizonte, iniciou, em 1966, sua formação superior na Faculdade de Direito da UFMG, concluída, em 1970, na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, onde passou a residir, por conta do seu casamento com o médico KANZIRO ARAKAKI, falecido em 2013, com quem teve dois filhos CLAUDIO, casado com Bárbara, e LUCIANA, casada com Alexandre, que lhe deram três netos, Laura, João Pedro e Maria Luíza.

No exercício da atividade contábil sempre procurou se atualizar para ter condições de assumir os cargos e atribuições que eram ofertados pelo mercado de trabalho.

No período de 1974 a 1999, como vice-presidente da COAD, editora de informativos sobre legislação empresarial para contadores e advogados, elaborou e apresentou inúmeros cursos e palestras em eventos e congressos da classe contábil sobre temas tributários, financeiros e econômicos. Também coordenou as suas equipes de consultoria contábil e tributária, sediadas em vários estados e com o apoio desta empresa, participou da implantação inicial de um Programa de Educação Continuada para Contabilistas, pelo então Presidente do CRC/RS, contador Ivan Carlos Gatti. Passou então, a ministrar palestras e cursos gratuitos para atualização dos profissionais, em várias cidades do estado do RS e, posteriormente, na gestão dele como presidente do CFC, o Programa de Educação Continuada foi estendido para todo o Sistema CFC/CRCs, recebendo também o apoio de outras empresas e profissionais.

Na condição de especialista nas áreas da legislação empresarial e do Direito Tributário, continua prestando assessoria técnica autônoma nas áreas contábil, financeira e jurídica.

Aproveitando sua credibilidade profissional, sempre defendeu o direito à igualdade de direitos para as mulheres, com sua inclusão em todos os espaços da sociedade brasileira, como nas áreas econômica, política partidária ou como profissional e na direção das entidades de classe.

Em 1984, a convite do Presidente Ivan Carlos Gatti, organizou numa Convenção de Contabilidade, em Gramado/RS o primeiro Painel sobre a Participação da Mulher Contabilista no Mercado de Trabalho, que lançou as bases do Movimento Nacional de Integração da Mulher Contabilista, em nossas entidades de classe.

Em 1991 e 1992, com os apoios dos Presidentes Hugo Rocha Baga, do CRC/RJ e Ivan Carlos Gatti, do CFC, organizou e presidiu os dois primeiros Encontros Nacionais da Mulher Contabilista, realizados no Rio de Janeiro e em Salvador, respectivamente, e que em suas edições seguintes sob a competente liderança de Maria Clara Cavalcante Bugarim, passaram a contar com milhares de participantes.

De 1996 a 2001, atuou como Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade, integrando a sua Câmara Técnica, redigindo inúmeros Pareceres e participando de Grupos de Trabalho para elaboração de textos e livros sobre Reforma Tributária, Legislação Empresarial, Desburocratização, Contabilidade para Micro e Pequena Empresa e Tributação pelo SIMPLES.  Foi designada também para integrar algumas Comissões Organizadoras de Congressos Brasileiros de Contabilidade, a Comissão Nacional da Mulher Contabilista e o Programa Nacional de Voluntariado da Classe Contábil-PVCC.

Em 1998, participou da constituição da FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, integrando seu primeiro Conselho Curador. Foi agraciada com o Título de Contabilista Emérita pelos Conselhos Regionais de Contabilidade dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Em 1983, a Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, sediada em Campinas/SP lhe outorgou a Medalha Carlos de Carvalho, Patrono da Contabilidade Brasileira. Diretora Operacional da ABRACICON- Academia Brasileira de Ciências Contábeis, 2014/2017.

Participação em outra Academia

Membro da Academia Nacional de Economia-ANE, também denominada de Academia Brasileira de Ciências Econômicas e Sociais – Cadeira 99 – Patrono Jurista José Xavier de Carvalho Mendonça, empossada em agosto/1992 e Titular do Grau de Comendadora, outorgado pelo Conselho Supremo da ANE.

Participação em entidades de outras áreas

Em 1982, ingressou na Diretoria da Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde já presidiu o Conselho da Mulher Executiva, o Conselho da Pequena Empresa e, atualmente, além de Vice-Presidente integrante da Diretoria Administrativa, coordena o Comitê de Assuntos Tributários.

De 1984 a 1993, ajudou a fundar e presidiu o Banco da Mulher – Associação Brasileira para Desenvolvimento da Mulher, integrante da rede mundial de entidades apoiadas pela ONU-Organização das Nações Unidas.

De 1988/1990 foi Presidente Executiva do CEAG-Rio, atual SEBRAE/RJ, do qual ainda é membro do seu Conselho Deliberativo, com mandato até 2018.

De 1990 a 1996, passou a integrar o Conselho do SEBRAE/Nacional, como representante da CACB – Confederação das Associações Comerciais do Brasil, tendo recebido um Diploma de Reconhecimento pelos Relevantes Serviços Prestados. Em 2004, durante o Congresso Brasileiro de Contabilidade foi agraciada, pela Diretoria do SEBRAE/Nacional, com um Diploma de Reconhecimento por ter influenciado na sua maior atuação junto ao Sistema CFC/CRCS.

De 1998 a 1999, foi a primeira mulher a presidir a ANEFAC-Associação Nacional dos Executivos de Administração e Contabilidade, no Rio de Janeiro.

Membro do Rotary Club do Rio de Janeiro, desde que passou a ser permitido o ingresso de mulheres como titulares, pelo Rotary Club International.